Inovação e sustentabilidade: Maceió passa para a 2ª fase do programa Cidades que transformam

Inovação e sustentabilidade: Maceió passa para a 2ª fase do programa Cidades que transformam

Com o tema "Maceió e o empreendedorismo nas grotas", a capital alagoana passou para a segunda fase do programa Cidades que transformam: uma jornada de inova√ß√£o para a sustentabilidade, organizado pela Escola Nacional de Administra√ß√£o Pública (Enap).

O objetivo do programa é fortalecer as capacidades municipais para criar e implantar solu√ß√Ķes que respondam às necessidades da popula√ß√£o. De acordo o secret√°rio do Gabinete de Governan√ßa, Antonio Carvalho, a aprova√ß√£o para próxima fase é importante porque demonstra o potencial para realizar a√ß√Ķes transformadoras.

"A partir da inova√ß√£o social e do estímulo do empreendedorismo local, buscamos uma atua√ß√£o mais presente nas grotas, como defende o prefeito JHC. Nós caminhamos cada vez mais para uma cidade de todos nós", enfatiza o secret√°rio.

Para o secret√°rio-adjunto de Inova√ß√£o e Cidades Inteligentes, Davi Rossiter, "caso Maceió seja selecionada, a iniciativa permitir√° que o Gabinete de Governan√ßa conte com o apoio e a expertise da ENAP para a execu√ß√£o de um projeto transformador voltado para o fortalecimento da nossa capital tornando-a mais inovadora, inclusiva, sustent√°vel e empreendedora".

A Enap selecionar√° 10 projetos municipais para solucionar desafios do desenvolvimento sustent√°vel nas dimens√Ķes social, ambiental e econômica. Os projetos selecionados v√£o contribuir para o desenvolvimento das compet√™ncias de inova√ß√£o nas equipes das prefeituras, onde ir√£o conhecer novos conceitos e metodologias, bem como realizar trocas de experi√™ncias com gestores municipais que enfrentam desafios semelhantes, além de redesenhar um servi√ßo público para melhorar a experi√™ncia dos seus usu√°rios e construir um modelo de solu√ß√£o digital para dar uma maior efici√™ncia e celeridade na presta√ß√£o dos servi√ßos municipais.