Prefeitura intensifica ações para conter avanço da Dengue, Zika e Chikungunya em Maceió

Prefeitura intensifica ações para conter avanço da Dengue, Zika e Chikungunya em Maceió

Conter o avan√ßo do número de casos de dengue em Maceió é o principal objetivo a ser alcan√ßado pelas equipes de agentes de endemias da Ger√™ncia de Controle de Vetores e Animais Pe√ßonhentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A meta, que norteia as a√ß√Ķes de rotina do município, passou a ter uma dimens√£o ainda maior nas últimas semanas, com o aumento crescente de casos das doen√ßas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Para eliminar os criadouros do mosquito, na próxima semana, a Prefeitura de Maceió far√° uma nova mobiliza√ß√£o da campanha Maceió Unida Contra a Dengue, desta vez com foco no recolhimento de pneus usados. A a√ß√£o ser√° início na próxima segunda-feira (18) e vai até sexta-feira (23), quando ser√£o instalados quatro pontos de coleta de pneus.

De acordo com o Boletim Epidemiológico Arboviroses: dengue, chikungunya e zika, a Semana Epidemiológica 39 – que compreende o período de 03 a 09 de outubro –, Maceió apresentou aumento, de 65,85%, no número de casos acumulados de dengue em rela√ß√£o ao mesmo período de 2020.

Foram 795 registros no ano passado para 2.328 casos notificados até o momento, 2.153 deles j√° com diagnóstico confirmado para a doen√ßa. Além disso, sete óbitos foram notificados: um confirmado, tr√™s descartados e tr√™s continuam sob investiga√ß√£o.

"Com a campanha Maceió Unida Contra a Dengue, lan√ßada em agosto, ganhamos o apoio e refor√ßo da Prefeitura de Maceió e de v√°rios órg√£os do município para atuar de forma mais abrangente nas a√ß√Ķes de campo. O aumento de notifica√ß√Ķes de óbitos suspeitos é um indicador muito preocupante, por isso, estamos intensificando e diversificando as estratégias para o combate aos focos do mosquito", ressaltou a gerente de Controle de Vetores e Animais Pe√ßonhentos do município, Carmem Samico.

Demais arboviroses

Movimento semelhante de crescimento do número de casos foi observado também nos dados relacionados à zika. Até a 39¬™ SE deste ano haviam sido notificados 51 casos suspeitos. Desse total, foram confirmados 24 casos. Com rela√ß√£o ao mesmo período de 2020, quando foram notificados 37 casos, houve um aumento de 27,45%.

J√° em rela√ß√£o aos números referentes à notifica√ß√£o de casos de chikungunya – que se mantinham em redu√ß√£o – houve, pela primeira vez, o registro de um leve aumento de casos. De janeiro até agora, foram notificados 74 casos (47 j√° confirmados), contra 73 em 2020, representando um aumento de 1,35%.

Novas a√ß√Ķes

Entre as estratégias que j√° est√£o sendo colocadas em pr√°tica para aumentar o controle sobre a prolifera√ß√£o de focos do mosquito Aedes aegypti por toda a cidade, a a√ß√£o conjunta Maceió Contra a Dengue, em parceria com a Prefeitura, come√ßa a mobilizar a popula√ß√£o contra o problema j√° na próxima segunda-feira (18), com a execu√ß√£o de um mutir√£o de recolhimento de pneus inservíveis e orienta√ß√Ķes sobre o descarte adequado desse material, junto a borracharias e a popula√ß√£o em geral. A medida visa evitar que esse material acumule √°gua e se transforme em mais um criadouro para o Aedes aegypti .

"Somada a essa atividade, estamos alinhando a√ß√Ķes junto às construtoras, que também voltaram a gerar problemas com o acúmulo de √°gua nos canteiros de obra e ferros-velhos. Paralelamente, 320 agentes de endemias e supervisores estar√£o nas ruas, para inspecionar as resid√™ncias, além de conscientizar e orientar a popula√ß√£o, especialmente sobre o desenvolvimento de larvas em depósitos de √°gua colocados em nível de solo, como baldes sem tampa, descart√°veis e lonas no quintal. O cidad√£o também precisa nos ajudar nessa batalha contra o mosquito", refor√ßa Carmem.

Disque Dengue

Para acionar as equipes de trabalho e denunciar focos potenciais do mosquito Aedes aegypti , a Prefeitura disp√Ķe do Disque Dengue (3312-5495). Por meio dele a popula√ß√£o pode denunciar locais propícios à prolifera√ß√£o do mosquito, como terrenos baldios, casas abandonadas ou piscinas desativadas.