Prefeitura de Maceió inicia nesta segunda (18) a coleta de pneus para combater mosquito da dengue

Prefeitura de Maceió inicia nesta segunda (18) a coleta de pneus para combater mosquito da dengue

A Prefeitura de Maceió inicia, nesta segunda-feira (18), uma grande a√ß√£o de recolhimento de pneus em toda a cidade. A atividade integra a mobiliza√ß√£o "Maceió Unida Contra a Dengue", lan√ßada em agosto, que tem como objetivo intensificar as a√ß√Ķes de combate ao mosquito Aedes aegypti na Capital.

A a√ß√£o, que ser√° desenvolvida durante toda a semana pelas equipes da Ger√™ncia de Controle de Vetores e Animais Pe√ßonhentos da Secretaria Municipal de Saúde, far√° o recolhimento de pneus inservíveis junto a estabelecimentos e locais que apresentam grande risco de prolifera√ß√£o de focos do mosquito como borracharias, ferros-velhos e depósitos de sucatas.

O mutir√£o ser√° encerrado no s√°bado (23), com a realiza√ß√£o do Dia D da mobiliza√ß√£o. Neste dia, as atividades estar√£o voltadas para a popula√ß√£o, a fim de conscientizar a todos para o descarte adequado de resíduos. E para que exercitem essa orienta√ß√£o, ser√£o disponibilizados quatro pontos de recolhimento volunt√°rio de pneus, que ficar√£o instalados, das 8h às 14h, nas Pra√ßas Padre Cícero, no Benedito Bentes; Pra√ßa Multieventos, na Paju√ßara; Pra√ßa do Osman Loureiro, no Clima Bom e Pra√ßa da Faculdade, no Prado.

Alvos da inspeção

Constru√ß√Ķes abandonadas e terrenos utilizados como ponto de descarte irregular de resíduos sólidos também est√£o entre os locais listados como alvos da inspe√ß√£o das equipes de trabalho na a√ß√£o, que somam 320 agentes de endemias e cerca de 60 supervisores de √°rea, além de fiscais e educadores ambientais de órg√£os parceiros e volunt√°rios.

"Todo o município est√° empenhando em reduzir ao m√°ximo os índices de infesta√ß√£o e de casos de dengue, chikungunya e zika, que v√™m mostrando crescimento nas últimas semanas, com ao menos um registro confirmado de morte por dengue. Vamos trabalhar fortemente em todas as regi√Ķes da cidade para eliminar os focos do mosquito e sensibilizar a popula√ß√£o a colaborar conosco nesse sentido", ressalta a gerente de Controle de Vetores e Animais Pe√ßonhentos da SMS, Carmem Samico.

Na iniciativa, as equipes também de trabalho far√£o, durante toda a próxima semana, inspe√ß√Ķes para orienta√ß√£o, tratamento focal e perifocal em locais e estabelecimentos j√° mapeados. Nos bairros de Ponta Verde, Jatiúca, Paju√ßara e outros na parte baixa da cidade que apresentam índices significativos de infesta√ß√£o de aedes aegypti, ser√£o visitados terrenos e canteiros de obras.

Controle de roedores e escorpi√Ķes

Paralelamente, a a√ß√£o da campanha Maceió Unida Contra a Dengue ter√° ainda um direcionamento: o controle de roedores e escorpi√Ķes. Com isso, 1.884 imóveis de cerca de 22 bairros da cidade e barracas da orla marítima passar√£o pela inspe√ß√£o das equipes, com a realiza√ß√£o de manejo e controle dos imóveis positivos para esses animais, além de tratamento nas bocas de lobo das √°reas de maior incid√™ncia.

Parcerias

A campanha mobiliza, além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as secretarias e órg√£os municipais de Governo (SMG), Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Seguran√ßa Comunit√°ria e do Convívio Social (Semscs), Comunica√ß√£o (Secom), Educa√ß√£o (Semed) e Turismo (Semtur), Superintend√™ncia de Desenvolvimento Sustent√°vel (Sudes), Funda√ß√£o Municipal de A√ß√£o Cultural (Fmac), Defesa Civil Municipal, além de órg√£os e institui√ß√Ķes como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL), Associa√ß√£o de Empresas do Mercado Imobili√°rio de Alagoas (Ademi) e outros parceiros.